11 9.4544-5445 | 11 9.9704-4872

Notícias


26/05/2015 - 14:40:26

Terapias complementares: auxílio à performance do cavalo atleta

Conheça as principais modalidades terapêuticas que contribuem para a melhora nos resultados dos animais que competem em alto nível

Se analisarmos o momento em que se encontram as diversas atividades e modalidades equestres, perceberemos o quanto elas cresceram em popularidade, premiação, competitividade e nível técnico. Sendo assim, aumentou-se a exigência em relação à performance dos cavalos. O ideal é que o animal tenha agilidade e velocidade, o que só é possível se ele estiver sem dores, equilibrado e flexível.Em busca desta melhora no desempenho houve crescente procura das chamadas terapias complementares. Dentro destas, destacamos:

– FISIOTERAPIA:
Assim como na Fisioterapia humana, também são utilizados diversos aparelhos, tais como: estimulador elétrico muscular, laser, ultrassom, magnetos. Cada vez mais estas modalidades fisioterapêuticas têm auxiliado os cavalos na melhora do desempenho atlético, tanto é que durante dois grandes eventos equestres sediados nos Estados Unidos (Olimpíada de Atlanta 1996 e Jogos Equestres Mundiais no Kentucky em 2010) o tratamento fisioterápico foi oferecido a todos os cavalos participantes.


Estimulador elétrico muscular e infravermelho

Ultrassom

- ACUPUNTURA:
Muito utilizada para o restabelecimento do equilíbrio natural do cavalo. Podemos estimular ou sedar os pontos utilizando agulhas e também através da moxabustão, acupressão ou eletroacupuntura, dentre outras técnicas. Podemos também associá-la com outras modalidades terapêuticas, otimizando o tratamento.


Acupuntura

- QUIROPRAXIA:
Ocupa-se das disfunções da coluna vertebral e do sistema locomotor, restabelecendo a mobilidade articular correta e melhorando o movimento das articulações da coluna vertebral e das extremidades. Frequentemente o tratamento resulta em alívio imediato da dor e da tensão corporal. É importante salientar que a Quiropraxia é uma terapia integrada, ou seja, trabalha em conjunto com outros tipos de terapias.


Quiropraxia

LIBERAÇÃO MIO-FASCIAL:
Fascia é uma estrutura única que se estende da ponta da orelha aos cascos do cavalo, suportando e envolvendo todas as estruturas do corpo. A liberação mio-fascial busca o relaxamento e a atenuação das fibroses, baseada na concepção de que tensões e encurtamentos em qualquer lugar da fascia podem afetar a função total do corpo e trazer restrições ao animal. Faz-se pressões prolongadas, utilizando os dedos, as mãos e os cotovelos. Associar a Liberação mio-fascial com a Quiropraxia pode proporcionar resultados mais efetivos e duradouros.


Liberação mio-fascial

- ALONGAMENTOS:
A elasticidade dos músculos, tendões e ligamentos permite movimentos mais rápidos e ajuda a prevenir lesões. Uma ferramenta muito eficaz quando pensamos no aumento da elasticidade muscular, tendínea e ligamentar é o Alongamento do equino atleta.


Alongamentos

- Kinesio Taping:
Método inventado há mais de 30 anos pelo quiropraxista Kenzo Kase, o Kinesio Taping tem como finalidade tratar e prevenir lesões musculares, articulares, tendíneas e ligamentares sem limitar os movimentos do corpo e sem utilizar medicamentos ou substâncias químicas. Kinesio Taping facilita o processo de cicatrização e ajuda a prevenir lesões, pois aumenta o estímulo proprioceptivo. Outra função é o aumento do fluxo sanguíneo e linfático.


Kinesio Taping

*A Sociedade Brasileira de Terapia Equina (SBTE) contribui para a prática da medicina esportiva equina, ajudando no restabelecimento do equilíbrio natural do cavalo atleta. Atuamos tanto no campo da prevenção quanto na terapia e reabilitação.
Como case de sucesso na modalidade Três Tambores, destacamos o trabalho iniciado em março de 2015 com o garanhão Gualicho Fly, de propriedade do jornalista e leiloeiro rural Marcelo Pardini. O animal, treinado pelos Irmãos Leão, do JL Treinamentos, em Sorocaba/SP, é um dos atuais líderes do Ranking Geral 2015, competindo no mais alto nível técnico, sendo exigido ao máximo para andar na casa dos 16 segundos e, sobretudo, correndo sem dor. 


João Leão e Gualicho Fly, sempre em busca da virada perfeita

---

Monica Platzeck
Médica Veterinária formada pela USP. Especialista em Fisiologia do Exercício e Biomecânica. Formação no método Kinesio Taping e Liberação Mio-fascial. Trabalha com Reabilitação de Equinos, desde 1997, quando estagiou com Mimi Porter, USA. Atuou como Equine Therapist no World Equestrian Games 2010, Kentucky, USA. Em 2011, nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, México, acompanhou um cavalo integrante da Equipe Brasileira de Adestramento. Proprietária da SBTE (Sociedade Brasileira de Terapia Equina), empresa especializada na Reabilitação e Fisioterapia Equina. Contatos: (11) 99931-6116.

Fonte: www.infohorse.com.br


Voltar