11 9.4544-5445 | 11 9.9704-4872

Notícias


23/03/2015 - 13:49:39

2º Simpósio dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga agrega conhecimento teórico e prático aos participantes

O evento, ocorrido na Fazenda Onça, em Guaranésia/MG, contou com o expressivo número de 146 inscritos e a inédita participação de 11 Grandes Campeões Nacionais

Abrindo o ano com chave de ouro, o Núcleo Mangalarga Sul de Minas e Média Mogiana, presidido por Luiz Henrique Souza Ribeiro e coordenado por Eduardo Leite Cintra, promoveu nos dias 20 e 21 de fevereiro o 2º Simpósio dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga. Sediado na Fazenda Onça, em Guaranésia/MG, de propriedade da criadora Heloísa Freitas, o evento contou com o expressivo número de 146 inscritos e a inédita participação de 11 Grandes Campeões Nacionais.


Porre Vargedo e Protegido do Otnacer (D) – andamento cômodo, avante, elegante e progressivo
Foto: Martin som & imagem

Os presentes puderam avaliar os animais e debater sobre diversos assuntos pertinentes à raça, com enfoque nos pilares que fazem do Mangalarga este fenômeno da Equinocultura nacional. Os participantes tiveram a oportunidade de realizar intercâmbio de informações e vivências, fato este que garantiu a otimização do aprendizado e a total satisfação em relação ao evento.

No primeiro dia houve uma palestra sobre Padrão Racial, conduzida por Eduardo Leite Cintra, seguida pela simulação de julgamento de fêmeas, realizada pelos próprios participantes com auxílio e supervisão dos técnicos presentes -Eduardo Cintra, João Quadros e João Tolesano Junior.


Regalo da Braido, hoje um dos mais citados entre os melhores cavalos de andamento da raça
Foto: Martin som & imagem

O segundo dia do evento contou também com uma palestra de altíssimo nível didático, ministrada pelo zootecnista João Quadros, envolvendo melhoramento genético e as principais linhagens do Cavalo de Sela Brasileiro, além da fantástica apresentação de 11 Grandes Campeões Nacionais. “A eficiência na identificação dos melhores genótipos está diretamente relacionada à clareza no direcionamento de seleção adotada pelos criadores da raça”, exemplificou o experiente profissional.


O apogeu do evento foi a apresentação dos 11 Grandes Campeões Nacionais.
Foto: Martin som & imagem

De acordo com Ninho, um dos propósitos do Simpósio foi habilitar o criador a identificar se o seu animal possui características necessárias para se tornar um campeão. “Para auxiliar neste quesito, realizamos o feito inédito de reunir 11 Grandes Campeões Nacionais do Mangalarga para apresentar aos participantes e, isto, foi sensacional, pois nunca se viu tanta qualidade reunida em um único evento”, ressaltou.


Foi perceptível o grau de entusiasmo e apreciação para com os animais
Foto: Martin som & imagem

Eventos como este, de apreciação do cavalo, tornam nossa raça muito mais interessante e convidativa. Debates construtivos, livres de competitivismo, auxiliam a moldar as diretrizes da raça.

Antes de encerrar, quero agradecer a minha companheira Marina Vicentin, que lá de Minas Gerais me enviou o material para que esta Coluna pudesse ser construída. Fico imensamente feliz ao ver mais jovens envolvidos com a raça, lutando para o enaltecimento do nosso fantástico Mangalarga.

Mantenho o convite para que você cavalgue comigo pela estrada que nos levará ao sucesso. Fique ligado e acompanhe tudo o que envolve o fascinante universo do Cavalo Mangalarga no Portal InfoHorse: http://www.infohorse.com.br

--------------------

Por José Victor Proniewicz para o portal Infohorse - http://www.infohorse.com.br
José Victor Proniewicz é apaixonado pelo verdadeiro cavalo de sela brasileiro, o Mangalarga. Jovem cavaleiro, o estudante de Medicina Veterinária aposta na raça como plano principal para o seu futuro profissional, não medindo esforços para o enaltecimento da raça.



Voltar